Foto:
Pergulho

Grupos Musicais da Freguesia

Resineiros das Corgas

Os Resineiros das CorgasEm Maio de 1999, sob impulso de um resineiro das Corgas, nasceu o Rancho Folclórico os “Resineiros das Corgas”, que retrata diversas modas e costumes da aldeia, mas como o nome indica não poderia deixar de recordar aquela que foi a atividade dominante na zona serrana em que se insere: a recolha de resina. Nalguns dos seus temas são mostrados o balde em que era recolhida a resina, assim como os canecos de barro colocados no tronco dos pinheiros e a espátula com que eram despejados.

O grupo foi formado com intenção de atuar na festa de verão. O sucesso na festa foi tão grande, que o rancho decidiu dar continuidade às suas atuações e a partir de então foi sendo cada vez mais solicitado.

Soul Brothers Empire

Soul Brothers EmpireA banda resulta da evolução do já extinto projeto Flaming Bus (Autocarro em Chamas). Com a composição de originais, surge a necessidade de alargar a formação para complementar a crescente complexidade musical dos seus temas, já longe da sonoridade esperada de uma simples banda de garagem. Com a integração de Pedro Martins em 2010, surgiu também o nome actual da banda. Recuperando o título de uma das faixas de Flaming Bus, “Soul Brothers“,nascem os Soul Brothers Empire, um império de irmãos, amigos, família e um crescente número de fãs, unidos pela versatilidade e energia contagiantes da banda de Proença-a-Nova. Com a chegada do também bombeiro Pedro Martins (baixo), Joka Fernandes (baixista nos Flaming Bus) assume a posição de guitarra-ritmo. Gil Henriques continua a dar voz ao projeto enquanto Cláudio Mendes marca o ritmo na bateria.

Em 2013, ganharam notoriedade no panorama musical nacional, participaram e venceram vários concursos que lhes permitiram dois grandes passos: a presença em palcos como a Queima de Coimbra ou a Festa do Avante, e a gravação do primeiro álbum de estúdio Creation.

Rancho de Casais, Vale Porco e Montinho

Rancho de Casais, Vale Porco e MontinhoNasceu em 2008. Iniciada a recolha dos temas, trajes e modos de dançar, o grupo foi despertando a curiosidade da população através da apresentação de breves trechos no blogue da associação, apresentando-se pela primeira vez na festa dos Casais de São Lourenço, em agosto do referido ano. Poucos meses depois fazia a primeira atuação fora de portas, no concelho da Sertã, e desde então tem vindo a apresentar-se em diversas localidades, divulgando o repertório recolhido para recordar os temas tradicionais.
Mais nesta categoria: « Desportos